domingo, 17 de janeiro de 2016

O dinheiro começou a trabalhar pra mim


Eae Pessoal! Beleza??

Como de costume, a primeira parte do post é sobre a minha meta de exercícios físicos.




Essa semana choveu aqui em Brasília, o que dificultou um pouco as minhas corridinhas matinais de todos os dias.
Então acabei correndo “dia sim/dia não” e com isso percebi uma coisa: O meu desempenho melhorou um pouco.

Acho que esse dia de descanso entre as atividades acabou mais ajudando do que atrapalhando.

Mas como choveu na sexta-feira e no sábado, acabei ficando dois dias se ir.

Hoje quando acordei estava chuviscando, mas se eu não fosse, poderia acabar desanimando, então fui fazer minha corrida mesmo com o tempo ruim.

Estou levando as corridas tão a sério quanto a minha vida financeira.

E para minha surpresa, essa foi a corrida mais rápida, com média de 7:54 min/km.

Para quem passou mais de 10 anos vivendo de forma sedentária, acho que estou evoluindo até bem.


Vida Financeira


Com relação a parte financeira, tenho controlado cada centavo gasto.
Hoje sei exatamente quanto gasto mensalmente até na padaria, e isso tem me ajudado bastante.
Como estou fazendo isso desde outubro, já consegui ter a visão de onde o meu orçamento está mais estourado e já estou tomando medidas para reduzir alguns gastos.

Estou com uma meta de reduzir R$ 1.000,00 em meu custo de vida até o final de 2016, assim poderei aumentar o meu aporte.

E para aqueles que estão endividados como eu, informou que vou fazer isso de uma forma bem simples: Quitando dívidas e não contraindo novas.

Além disso, vou me livrar de alguns serviços que não são essenciais, como a TV a cabo por exemplo.

Não estou dizendo que todos devem cortar sua TV a cabo, só estou falando que pra mim isso não é um serviço essencial e não vai me fazer falta. Só não fiz isso ainda, pois estou naquele período de fidelidade, então vou ter que aguardar mais alguns meses.

Estou avaliando a possibilidade de cortar vários serviços não essenciais.

O Netflix por exemplo, é um serviço essencial pra mim, por tanto, esse eu vou manter.


Investimentos


Com relação aos investimentos, em janeiro ainda não fiz nenhum aporte, pois recebo o meu salário apenas na penúltima semana do mês, mas nem por isso deixo de acompanhar os rendimentos semanalmente.

Hoje estou especialmente feliz, pois descobri que, só em janeiro de 2016, até agora (17/01/2016), já ganhei R$ 80,09.
Pode parecer pouco, mais são R$ 80,09 que eu não trabalhei para conseguir.

Eu consegui, mesmo que em uma escala muito pequena, fazer o dinheiro trabalhar pra mim.

Como ainda falta praticamente meio mês pela frente, estou estimando que ganharei pelo menos R$ 100,00 até o dia 31.

Abaixo segue o rendimento por produto.

  
Poupança: R$ 12,36
Tesouro: R$ 37,79
Fundo DI: R$ 7,94
Ações: R$ 22,00

O gráfico também faz referência a mais duas aplicações: Cooperativa e FII.

FII é o fundo imobiliário e Cooperativa é uma cooperativa financeira na qual a instituição onde trabalho tem um convênio.
Para quem quer aplicar, a cooperativa tem um fundo de renda fixa e para quem quer crédito a cooperativa faz empréstimos com esse dinheiro.

A aplicação é muito similar ao Tesouro Selic, porém a taxa é levemente maior (SELIC: 14,25% e Cooperativa: 14,30%).
Essa é uma cooperativa fechada só para funcionários de algumas empresas. E quando digo algumas, é algumas mesmo, apenas 6 instituições no Brasil todo e sem possibilidade de expansão.

Da mesma forma que o FII, também não fiz nenhum aporte na cooperativa. Estou avaliando as duas possibilidades ainda, mas já deixei o gráfico preparado.

Ações

No ultimo post me perguntaram sobre as ações que eu comprei e eu fiquei de falar nesse post de hoje.

No dia 21/12/2015 eu comprei um lote de 100 ações da Par Corretora De Seguros S/A (PARC3).

Comprei a R$ 9,66 e hoje está em R$ 9,90.
Na semana passada chegou a R$ 10,35, mas não vendi, pois não tenho a intenção de fazer trade. Quero comprar ações para ser "sócio" de boas empresas.

Comprei PARC3 por ser boa pagadora de dividendos e porque aparentemente o mercado de seguros não tem sofrido tanto com a crise.


Mas com eu disse no outro post... “Eu não entendo P.... N...... de mercado financeiro”

Estou apenas testando o mercado para ver como é.

Então quero deixar bem claro que PARC3 não é uma recomendação. É só uma opção que fiz. Se é uma opção boa ou não eu só vou descobrir depois.

10 comentários:

  1. Olá, boa tarde,

    Você investe por qual corretora?

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Belo Post IE.
    Tenho colocado o meu para trabalhar também e arduamente. Por enquanto sem muito risco e com alguns deságios. Mensurar cada gasto é o mais importante, já que a inteligência financeira começa pela racionalização dos gastos.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo Blog. Vou passar a te acompanhar.
    Força e disciplina.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Gostei desta PARC3 ... Bons fundamentos, não conhecia. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Por que você considera PARC3 boa pagadora de dividendos? Vi que ela tem um dividend yield de apenas 2,4%. Banco do Brasil está em mais de 15%.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que eu levei em consideração outros fatores também, como possibilidade de crescimento, o mercado de atuação e o valor da ação.

      A PARC3 ainda é pequena, e a CAIXA Seguros é dona de 25% da empresa, além disso possui contrato de exclusividade com CAIXA.

      A parte da CAIXA sobre a CAIXA Seguros será vendida ainda esse ano, então estou acreditando que o contrato de exclusividade deve acabar e a PARC3 possa começar a ser oferecida por corretoras de seguros independentes, fazendo com que ela cresça e o preço da ação suba. (Isso é apenas um chute)

      Então pretendo ganhar na venda da ação no futuro também.

      Além disso, as ações do mercado bancário tem caído bastante, enquanto as ações do mercado de seguros tem caído menos.

      Aqui eu levei em conta não perder muito dinheiro na ação, pois caso a minha aposta do crescimento não se concretize, eu acredito que não perderei muito dinheiro.

      E com relação ao preço da ação, na época o BB estava quase R$ 5,00 mais caro, então eu não tinha toda a grana necessária para comprar um lote completo de 100 ações.


      É claro que eu posso estar enganado sobre tudo, pois estou apenas começando agora, mas foi assim que decidi pela compra da PARC3.

      Excluir
  6. Endividado,

    Em relação a tv a cabo, qual o valor da multa por cancelamento e quanto tempo falta? Muitas das vezes vale mais a pena pagar a tal multa.

    Explico:

    Se faltam 6 meses e o custo é de 100 por mês, até o final da fidelidade você pagará 600. Se o valor da multa for menor que este valor, cancele sem pensar duas vezes.

    Foi uma das melhores atitudes que tomei nesta jornada!

    Não sei se você mora sozinho, se está casado, etc, mas uma das coisas que tem me ajudado a diminuir as contas é planejar o cardápio do mês, e fazer e congelar por semana. Além disso, mantenho algumas besteiras que faço em casa congelados também (biscoitos e doces) pra evitar gastar com lanches na rua.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Amigo, hoje se eu quiser parar de trabalhar, paro. Disciplina vc chega lá.

    Para pagar apenas R$30,00 de tv a cabo com todos canais e sistema de gravação, eu peguei um pacote com vários canais e repassei ficando com a pequena parte. O mesmo fiz com a net, a qual me gera um lucro de R$180,00. Algo a se pensar.

    ResponderExcluir
  8. TESTIMONIO SOBRE CÓMO OBTÉ MI PRÉSTAMO DE UNA COMPAÑÍA FINANCIERA LA ÚLTIMA SEMANA Correo electrónico para respuesta inmediata: drbenjaminfinance@gmail.com

    {Dr.Benjamin Scarlet Owen} también puede ayudarlo con una oferta de préstamo legítima. También ha ayudado a otros colegas míos. Si necesita un préstamo genuino sin costo / estrés, él es el prestamista de préstamos adecuado para eliminar sus problemas financieros y su crisis hoy. BENJAMIN LOAN FINANCE contiene toda la información sobre cómo obtener dinero de forma rápida y sencilla a través de WhatsApp +19292227023 Correo electrónico drbenjaminfinance@gmail.com

    ResponderExcluir